quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texas da Escócia? Yep!

O Texas que vou falar aqui não é o estado dos cowboys americanos, e sim, uma banda escocesa que toca rock, blues, mistura ritmos mais modernos, com arranjos eletrônicos. Enfim, você tem que ouvir TEXAS. Os primeiros CDs são mais rock and roll, com letras belíssimas, que falam de amor, amizade, relacionamentos, de coisas que fazem a gente pensar na vida. É uma junção de boa música com letras com o mínimo de sentido. Detesto músicas que não dizem nada. Outro ponto fortíssimo pela minha admiração pelo Texas se chama SHARLEEN SPITERI, a vocalista e compositora que faz a diferença. A voz dela é suave e marcante ao mesmo tempo. No momento ela está com um projeto solo, mas anote aí e não deixe de ouvir os discos: RICKS ROAD e WHITE ON BLONDE. Os discos são bem diferentes, o primeiro do início da década de 90 que traz músicas como FEARING THESE DAYS, HEAR ME NOW, SO IN LOVE WITH YOU, e por aí vai. Para mim, esse é um dos melhores discos que tenho. Bom do início ao fim. Já o segundo, numa fase mais pop, com música não menos legais...rs. O hit "Say what you want" é excelente! Well, enjoy yourself.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Jorge II - O SEU e o Aragão

Queridos amigos que frequentam meu blog, confesso que me atrapalhei em algumas postagens, mas agora sinto que estou domindo melhor essa ferramenta. Segue abaixo um comentário que escrevi faz tempo e achei que tinha perdido. Eu comecei falar dos Jorges que gostava, e aí, passou um tempinho e só agora consegui dar continuidade. Bom, o outro Jorge, paixão da minha vida é o SEU JORGE. Além de um músico de primeira linha, ele é o "cara". Você que está lendo agora, já assistiu TARANTINO´S MIND no you tube? É muuuuuuuito massa! Além do Seu Jorge, Selton Melo está lá firme e forte. Mas esse vídeo é o máximo. Quem gosta do Tarantino, não pode perder. Quanto ao som do Seu Jorge, amo "Carolina". Oh musiquinha gostosa! Ele é cheio das "burguesinhas", "minas de condomínio", que acho hilário, mas nada bate "Carolina"....rs. Ator, cantor, compositor, e cheio de amigos internacionais, realmente ele é o máximo! E para encerrar minha sessão Jorges, a "coisinha tão bonitinha do pai" não poderia ficar de fora: JORGE ARAGÃO. Sou fã dele há um bom tempo. Acho seu samba uma delícia, além de composições belíssimas! Tenho um DVD dele, JORGE ARAGÃO CONVIDA (acho que é isso), onde ele canta com os melhores sambistas e com excelentes cantores. Desde Elza Soares, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Jorge Vercilio, e por aí vai. Ele é tão bom nos sons mais românticos, como "Encontro das Águas", como naqueles sambas de não parar em pé: É isso aí, meus Jorges!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness) x Vanilla Sky

Fazia muito tempo que eu não ficava meio em estado de choque com um filme. A última vez que tive essa sensação, foi com VANILLA SKY, que eu adoro. ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, também é excelente, mas confesso que continuio "passada". Talvez porque eu nunca tivesse imaginado a raça humana tão degradante como aparece nesse filme. Em Vanilla Sky, a história gira em momentos aparentemente reais, mas tem um toque futurístico, tem um laço com o irreal, os personagens se confundem. O que é degradante é a falta de auto-estima de Tom Cruise, perfeito nesse papel (e olha que é regravação, hein?! - o filme original é espanhol. Curiosidade: Penélope Cruz faz o mesmo papel nas duas versões, na americana e na espanhola). Enfim, Vanilla Sky é uma viagem recheada de imaginação. Em ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, a viagem é muito real, muito próxima, muito viva. Eu não li o livro, e seria muita pretensão minha dizer se a visão do Fernando Meireles está próxima ou não do José Saramago, o autor da história. Mas o Meireles foi muito feliz nesse filme! Primeiro na produção: fotografia perfeita, passagens de cenas melhores ainda. Ele explorou muito bem a sensação de que os personagens dizem o tempo todo, em seus momentos de cegueira, que é uma "cegueira branca". E o elenco é demais! Mark Ruffalo, Juliane Moore, Danny Gloover, Alice Braga (que tá bombando em Hollywod), e Gael Garcia Benal, que conseguiu me deixar com raiva de tão escroto que ele está no filme. Bom, eu já era fã do Meireles, não só por Cidade de Deus, mas principalmente em Jardineiro Fiel, e porque ele vem da publicidade, e eu também...rs. Agora, Blindness, realmente é de tirar o folego! Se alguém disser que o filme não é denso, é mentira, mas não acho que isso seja um ponto negativo, muito pelo contrário. Esse é daqueles filmes em que você não pisca. Baccios! PS: não pude deixar de reparar que o merchandising era da FIAT, com seu Linea lindo e maravilhoso bombando no início do filme.

sábado, 1 de agosto de 2009

Os Jorges

Bom, quem gosta de música brasileira no mínimo já ouviu falar de alguns Jorges. Já gravaram até DVD, mas vou falar dos meus prefridos, inclusive porque um dos meus Jorges não está nesse show. 1. JORGE BEN JOR: confesso que não faz muito tempo que descobri o início da careira dele, os primeiros discos. Muitas das músicas dele que fazem sucesso até hoje são dessa época. Mas quando você ouve as versões originais, não tem comparação, são MARAVILHOSAS! Músicas como "Mas que nada", "Balança pema", "A minha menina", "Que Maravilha", e muitas outras. è sem dúvida o início do samba rock. Amanhã posto mais Jorges. Valeu!