terça-feira, 26 de junho de 2012

Spaguetti Feng Shui

Faz tanto tempo que não falo de comida aqui, que resolvi dar valor ao nome desse blog. Afinal, ele começa com RANGO.
Vou partilhar uma receita que eu inventei que é esse Spaguetti Feng Shui
O nome eu pus porque a base da receita é o shoyo, tempero oriental, e achei esse nome bonitinho (rs).
A massa não precisa ser o spaguetti, pode ser fetuccine, linguini, talharim etc. Já fiz essa receita com capeletti de carne e ficou uma delícia. Ou seja, escolha sua massa preferida.
Com relação a quantidade, vou usar como base 500g de massa, que é um pacote comum e fica mais fácil. Quer fazer mais, vá acrescentando.


O Molho
• cebola (1 - bem picada), alho (3 cabeças) e azeite;


• carne picada como se fosse para strogonoff (400g) - "amigolhes" cada um põe a carne que quiser. Sempre que possível, uso filé, pois a carne cozinha bastante e o filé não fica duro. Mas se tiver uma alcatra ou maminha, manda bala;


• Champignon ou shitake ou funghi ou todos eles se preferir. Mas pelo menos um cogumelo tem que pôr. Eu gosto muuuuuuito desse ingrediente e por isso coloco sempre de 200g a 300g. Vai do gosto de cada um;


• Shoyo (vai em média uns 200ml. Não seja pão duro e compre uma garrafa de 500ml para ter à disposição).


• Creme de leite (1 lata ou 1 daquelas tetra pak)


Sempre refogo a cebola e o alho no azeite. Depois coloco a carne para ela ir soltando aquele suco que vai fazer parte do molho. Inclua os cogumelos. Pode pôr um pouco de sal, mas bem pouco, pois em seguida entra em cena o shoyo. Coloque mais ou menos uma xícara de café do shoyo e em seguida: água. 
Aí, vem um detalhe importante: sempre coloque mais água que shoyo, pois ele é salgado. 


Conforme for cozinhando e dependendo do gosto do cozinheiro, você administra a quantidade de molho. Eu gosto das minhas massas com muito molho. Quando eu quero comer algo mais seco, como al pesto ou macarrão alho e óleo. Agora, tem gente que prefere aquela coisa mais seca. Aí, você não precisa pôr muito shoyo e água.


E o gran finale, o creme de leite. Se o seu molho estiver muito "águado" e você quiser dar aquela engrossada básica, junte 2 colheres de farinha de trigo em um copo com água e misture no molho. Mexa até engrossar ao seu gosto. Para finalizar, ponha o creme de leite.


A Massa
Cozinhe sua massa como qualquer outra na água com sal e um fio de azeite. Eu ainda coloco uma cebola e um alho inteiros para dar um gostinho, e jogo fora depois que coar. Eu gosto da massa al dente. Descubra como você gosta e se vira, meu amigo.


Bom apetite!
Tenho várias testemunhas que amam essa massa. 


Quem testar, depois me conte se ficou bom.



Nenhum comentário:

Postar um comentário